Unidade da Hemoba em Feira de Santana tem novo endereço

Na próxima terça-feira (02), a Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemoba, em Feira de Santana, passará a atender os doadores em novo endereço:  Avenida Eduardo Froés da Mota, SN, bairro 35º Bi, no prédio onde funcionava o Núcleo Regional de Saúde. Devido à mudança, não haverá atendimento na antiga unidade, localizada no Hospital Geral Cleriston Andrade, na segunda-feira (1º).

De acordo com a assistente social da instituição, Marcia Almeida, o novo espaço vai oferecer mais conforto e segurança aos doadores. “Percebemos que os voluntários estão receosos em vir doar sangue em um ambiente hospitalar, neste momento de pandemia. Desta forma, a nova estrutura irá trazer mais tranquilidade e um melhor acolhimento para os nossos doadores. Teremos uma recepção ampla e climatizada, com mais cadeiras, banheiros exclusivos e estamos tomando todas as precauções contra a disseminação do coronavírus”, explica. “Nosso estoque está crítico para a maioria dos tipos sanguíneos, por isso eu faço um apelo aos interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea para que venham, usando máscara, e pratiquem este ato de solidariedade”, finaliza Márcia Almeida.

Para doar sangue com hora marcada, em Feira de Santana, basta  preencher o formulário disponível no site: http://www.hemoba.ba.gov.br, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou agendar a doação através do telefone (75) 3614-1556. A nova unidade tem capacidade para atender mil doadores por mês e irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Até quatro vidas podem ser salvas com apenas uma doação, isso porque o sangue é separado em quatro tipos de componentes, específicos para a necessidade de cada paciente. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, não ter tido contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para o novo coronavírus e fora do grupo de risco para a doença. É necessário estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, e portar um documento oficial com foto em bom estado de conservação.

Fonte: Ascom/ Sesab

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *