Seminário de Psicanálise do HGRS realiza leitura de Freud a partir de 5 de agosto

Seminário de Psicanálise do HGRS realiza leitura de Freud a partir de 5 de agosto

 

O Serviço de Psicologia do Ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizará, a partir de 5 de agosto, a leitura comentada de ‘O Manuscrito Inédito de 1931’ – um prefácio que Freud fez para a biografia do ex-presidente norte-americano Thomas Woodrow Wilson, escrita pelo embaixador dos Estados Unidos em Viena, William Bullitt.

 

Programado para acontecer semanalmente, sempre às segundas-feiras, o Seminário de Psicanálise é realizado às 16h30, na sala 118, 2º andar do prédio anexo ao hospital, e é aberto a todo o público interessado. A atividade consiste na leitura de textos fundamentais para a clínica, com foco nos textos de Freud que são tidos como inéditos por terem sido excluídos das ‘Obras Completas’.

 

Na avaliação do psicólogo Lucas Jerzy Portela – responsável pelos encontros – ‘O Manuscrito Inédito de 1931’ é interessante não só pelo interesse em relacionar a psicopatologia e a vida política e social, mas porque contém, também, a mais detalhada interpretação freudiana sobre a fé cristã, e serve como uma introdução a conceitos fundamentais da clínica psicanalítica.

 

“A biografia escrita por Bullitt foi publicada na década de 1930, mas Freud não reconhecia no prefácio que veio à luz um texto seu: profundamente editado, e evitando temas cruciais da psicanálise por pruridos moralistas, em nada se parecia com a Letra Freudiana. O texto original de Freud para essa obra era tido como perdido até os anos 2000, quando foi encontrado nos espólios pessoais de Freud e vem sendo objeto de estudo de diversos psicanalistas e historiadores como Paul Roazen e Elizabeth Roudinesco. Recentemente, ganhou edição bilíngue no Brasil, pela Editora Blucher, que é o texto que será trabalhado”, conta.

 

Freud se interessava, de acordo com Lucas Jersy, em saber como um sintoma neurótico acometendo um chefe de estado pode, na verdade, afetar populações inteiras. Por isso, se interessou pelo trabalho conjunto proposto por Bullitt em 1922, que analisava a inibição do presidente Woodrow Wilson – responsável pela Paz de Versailes depois da Primeira Guerra Mundial –, mas incapaz de colocar em pautas as ideias de União Européia, do Acordo de Breton Woods e do Plano Marshall.

 

Antes de ‘O Manuscrito Inédito de 1931’, o Seminário de Psicanálise do HGRS realizou a leitura comentada de ‘Sobre a Concepção das Afasias – Um Estudo Crítico’. Trata-se do texto contemporâneo de ‘A Interpretação dos Sonhos’ e do ‘Projeto Para Uma Psicologia Neurológica’ (mais conhecido no Brasil como ‘Projeto para uma Psicologia Científica’, que Freud não publicou na época, mas incluiu em suas ‘Obras Completas’) e, portanto, relativo ao período conhecido como ‘autoanálise’.

 

Interessados podem se inscrever no Seminário de Psicanálise por meio do blog http://ensinoepesquisahgrs.blogspot.com.

Ambulatório de Psicologia do HGRS

 

O Serviço de Psicologia do Ambulatório do HGRS funciona no prédio anexo ao hospital, na sala 38, nos períodos matutinos e vespertinos de segunda a sexta-feira. Oferece tratamento psicanalítico a pacientes já atendidos por outras especialidades na unidade.

 

Louise Cibelle

Assessora de Comunicação
Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)
(71) 3103-8858 / 8701 / 9 9264-6090

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem

Área de anexos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *