Seminário aborda enfrentamento ao trabalho infantil na Bahia

O município de Feira de Santana foi sede do Seminário Territorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) nesta quinta-feira, 2. O evento foi realizado no auditório João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde, com representantes de 16 cidades do estado da Bahia.
O encontro contou com a palestra da psicóloga coordenadora do PETI na Bahia, Ivana Luna e a socióloga coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Bahia (CREAS), Gersivânia Chaves. Foram apresentadas as estratégias do programa de 2014 até 2017.
“O programa foi reformulado recentemente, redesenhado. Por isso precisamos dar mais orientações para os técnicos de como executar. Devemos acelerar a erradicação até 2025”, afirmou a psicóloga.
Ildes Ferreira, secretário de Desenvolvimento Social, também compareceu ao seminário. “Precisamos entender a legislação e munir de informações os profissionais para que eles possam enfrentar o problema. Não é simples, mas com essas ações vamos conseguir desenvolver um bom trabalho”, destacou.
Feira de Santana
Segundo o Senso do IBGE, realizado em 2010, Feira de Santana tem 4.717 casos de trabalho infantil. A Secretaria de Desenvolvimento Social vem realizando diversas ações através do PETI para diminuir esse quantitativo.
Quatro equipes de abordagem desenvolvem ações para identificar crianças e adolescentes nessa situação e, quando necessário, agir. Visitam espaços públicos, a exemplo das feiras-livres e as ruas do centro da cidade, como também atendem as denúncias.
Durante as vistas, sensibilizam e conscientizam as crianças, adolescentes e suas famílias – estas quando encontradas. Além disso, se necessário, fazem encaminhamentos para programas sociais e acompanhamento das famílias.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *