Risco de estocar fogos de artifício em residências é tema do IV Simulado Junino do SAMU nesta 3ª

Mais uma edição do simulado junino do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) acontece nesta terça-feira (18). Este ano o evento aborda o tema “O risco de estocar fogos de artifício em residências”, a partir das 14h, na praça principal do distrito de Maria Quitéria.

O evento encena anualmente situações extremas de desastre que podem ocorrer neste período para melhor preparar as equipes de saúde e segurança.

Durante o treinamento os profissionais utilizarão o método START (Simple Triage and Rapid Treatment), que é a avaliação da capacidade respiratória, a qualidade de perfusão periférica e o nível de consciência da vítima. Após essa avaliação, as vítimas são classificadas pelo estado de gravidade e cada categoria utiliza uma cor para fácil identificação no momento de evacuação e transporte da cena.

O simulado conta com o apoio de diversas instituições como Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Defesa Civil, Exército, Guarda Municipal, Home Attend, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Superintendência Municipal de Trânsito e Via Bahia.

O evento é aberto ao público e possui a participação de estudantes da área da saúde para atuar como vítimas da encenação. Práticas como essa são incentivadas pelo prefeito Colbert Martins filho para que os profissionais da rede estejam preparados em situações de desastre.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *