Quase pronta, nova pista de skate vai alavancar modalidade em Feira, diz tricampeão baiano

O tricampeão baiano Jailson Santana, 28 anos, conhecido entre os adeptos deste esporte pelo apelido “Café”, está muito otimista com as perspectivas do skate, em Feira de Santana, a partir da nova pista que está sendo no Parque da Cidade Frei João Monteiro Sobrinho. “Estou na expectativa em poder treinar neste novo espaço. Nós precisávamos de um local desse nível”, diz.

Na avaliação dele, que é um dos skatistas mais badalados da Bahia, a pista, que está sendo construída pela Prefeitura de Feira de Santana, é adequada para atender, tecnicamente, a todos os praticantes do esporte na cidade. Café diz que o equipamento não apenas vai proporcionar a realização de competições, mas também servirá para treino, “caminho para se garantir bons rendimentos nas disputas”.

Falta pouco para a pista ser inaugurada. A previsão é de que fique pronta dentro de trinta dias. Com cerca de 400 metros quadrados de área útil, a pista será dotada de sete estruturas, o que vai possibilitar aos skatistas diferentes manobras. Bowl (que traduzindo do inglês significa bacia), coping, caixotes, corrimões e tubos são algumas delas.

Apropriada para atletas de alto rendimento

Leandro Souza, 29, é skatista há mais de dez anos. Ele já participou de competições em várias cidades do Estado e afirma: a pista que está sendo construída no Parque da Cidade “é apropriada para atletas de alto rendimento”. “Para participar de uma competição era preciso viajar para outra cidade em busca de uma pista para que pudéssemos fazer um treino correto. Agora, teremos a nossa aqui mesmo”, comemora.

Paixão que passa de pai para filho

Uma paixão que passou de pai para filho. Arlan Kerlle Nazário, mais conhecido como “Ceará”, 37 anos, tem companhia certa numa pista de skate. Seu filho Gabriel, 10 anos, pegou gosto pelo esporte e já se prepara para participar de uma competição. “Ele pratica desde os quatro anos de idade. Foi dele a iniciativa em iniciar-se no esporte. Hoje tenho um companheiro nas praças”, pontua “Ceará” ao lado do pequeno skatista.

Investimento da Prefeitura é de R$ 140 mil

A pista de skate que a Prefeitura está construindo no Parque da Cidade Frei João Monteiro Sobrinho representa um investimento de  R$ 140 mil. De acordo com o encarregado da obra Cleraldo Oliveira, os serviços estão concentrados na concretagem do piso, tanto da parte plana quanto inclinada, bem como na escavação para a passagem da tubulação visando o escoamento da água do bowl. Logo após, será dado início a pintura.

Enquanto o equipamento não fica pronto, os skatistas utilizam os espaços já existentes. Um deles é a Praça de Alimentação Gilson Pereira, na avenida Getúlio Vargas, onde os aparelhos simulam obstáculos de rua, daí ser da modalidade street. Há também equipamentos no conjunto Feira X, nos Centros de Esportes Unificados (CEU) da Cidade Nova, Jardim Acácia e do Aviário e na Praça da Cidade Nova, próximo à estação de transbordo.

Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *