Programa é oportunidade de financiamento de cursos superiores em instituições particulares

Programa é oportunidade de financiamento de cursos superiores em instituições particulares

Os estudantes matriculados em instituições de ensino superior particulares devem ficar atentos ao novo calendário do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Quem quiser financiar o curso tem desta quinta-feira (7) até às 23h59 da próxima quinta (14) para concorrer a uma das oportunidades de contratos de financiamento.

O Fies oferece diversas modalidades de crédito, que variam conforme a renda da família. Para os inscritos com renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos, a taxa de juros é zerada. O saldo devedor só começa a ser pago depois da formatura, desde que o graduado possua renda. O valor das parcelas é então descontado na fonte. A estudante Eduarda Shueda, de 17 anos, de São José dos Pinhais (PR), se enquadra justamente nessa categoria.

Ela concluiu o ensino médio em colégio estadual da região no ano passado e hoje busca o financiamento do Fies para cursar Administração. “Sem ele [o Fies], não teria condições de fazer faculdade”, afirma. “A mensalidade de uma faculdade particular é quase o triplo de um salário mínimo e quase ninguém consegue pagar”, pondera a estudante.

Requisitos

O Fies admite a participação de candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010. A média necessária a ser obtida é de pelo menos 450 pontos, e a nota da redação deve ser superior a zero.

Inscrições

Todo o processo é feito pela internet. Para se candidatar, é preciso acessar a página do Fies na internet. Os resultados da chamada única serão divulgados em 25 de fevereiro.

Seleção

Os candidatos pré-selecionados precisam complementar as informações da inscrição na página do FiesSeleção para a contratação do financiamento. Quem não for aprovado nessa etapa terá o cadastro incluído na lista de espera automaticamente.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Educação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *