Professores da rede estadual participam de missão pedagógica na Câmara dos Deputados

A rede estadual de ensino está representada no Missão Pedagógica no Parlamento pelo professor de História Lucas Aguiar, que é diretor do Colégio Estadual Professor Rocha Pita, localizado no município baiano de Aratuípe, e pela também professora de História Ivalcy Bispo dos Santos, do Colégio Estadual Carolina Severiano Mascote, na cidade de Camacã.
Eles estão em Brasília, onde participam da etapa presencial do programa de formação, promovido pela Câmara dos Deputados e direcionado a educadores que têm na escola um espaço importante para a formação cidadã-democrática e que desejam trabalhar temáticas como cidadania, política, democracia e poder legislativo.
A capacitação em educação para a democracia é destinada a professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas. “As discussões e vivências sobre a educação para a democracia têm servido, imprescindivelmente, para o questionamento sobre a forma como estamos transformando as nossas escolas em espaços participativos, inclusivos, dialógicos, interativos e democráticos”, afirma Lucas Aguiar.
Ivalcy explicou que a Missão Pedagógica no Parlamento “trata-se de um programa ímpar de educação para a democracia. Uma experiência que pretendo disseminar, pois somente com o conhecimento de causa, como se processam as leis, as discussões nos parlamentos nas instâncias federal, estadual e municipais podemos, de fato, interferir e exercer a democracia”.
Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)
Missão Pedagógica 
O Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos: o de encontro presencial, de 40 horas, realizado em Brasília, e o de Educação a Distância, de 50 horas. No encontro presencial, estão sendo abordados conhecimentos relacionados à democracia e representação; processo de produção das leis; participação do cidadão; conceitos de educação para a democracia e letramento político; o papel da escola para a formação democrática e cidadã; e experiências de projetos pedagógicos de intervenção inspiradores.
O programa contempla duas trilhas de aprendizagem. A primeira é ‘Conhecendo o papel do poder legislativo para a democracia’, oportunizando o aprendizado sobre cidadania, política, democracia e poder legislativo de forma contextualizada e reflexiva. A segunda, ‘Atuando como agente de educação para a democracia na escola’ oportuniza o aprendizado de conceitos e metodologias para a atuação como agente de ações de educação para democracia nas comunidades escolares.
 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
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