Prefeitura e Sest Senat fiscalizarão veículos a diesel para evitar fumaça preta na Micareta

A opacidade da fumaça emitida pelos veículos movidos a diesel autorizados a transitar no Circuito Maneca Ferreira durante a Micareta será fiscalizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Feira de Santana. Aquele que estiver fora dos índices do Contran apenas receberá o selo de vistoriado se consertar o problema.

A fiscalização tem como objetivo diminuir a fumaça preta e a consequente poluição do ar durante a passagem dos trios no Circuito Maneca Ferreira, por exemplo. A medida do Governo do prefeito Colbert Martins Filho é de prevenção e visa contribuir para melhorar a qualidade do ar.

Esta verificação será realizada durante a vistoria obrigatória a qual são submetidos trios elétricos, veículos usados pelas empresas envolvidas na festa – da Coelba, por exemplo, bem como os oficiais.

Fiscais da Semmam, em parceria com o Sest/Senat, usarão o apacímetro, aparelho usado neste tipo de medição, que verifica a tonalidade da fumaça emitida pelo veículo, que vai do branco total ao preto, passado por quatro graduações de cinza.

O índice máximo permitido pelo Contran é o 2 – ou 40%. O que a máquina observa, diz o secretário de Meio Ambiente, Arcênio Oliveira, é o índice de opacidade da fumaça, que é feito pela máquina. Quanto mais escura, maior o problema ambiental que provoca.

Motores com problemas aumentam a emissão de dióxido de carbono. “O veículo que apresentar desconformidade com os padrões legais serão, pelos donos, para a manutenção”, disse o técnico em segurança do trabalho, Sérgio Aras, da Semmam.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *