Portadores de diabetes tipo 1 receberão canetas de insulina a partir de outubro

Profissionais das unidades básicas de saúde e do Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CADH) participaram de uma capacitação sobre o uso das canetas de insulina em pacientes diabéticos.

O treinamento realizado no auditório da Secretaria de Saúde foi promovido pela Assistência Farmacêutica e Atenção Básica. As canetas de insulina passarão a ser disponibilizadas a partir de outubro, através do Ministério da Saúde, para pessoas portadoras da diabetes mellitus tipo 1.

Para Dirlene Ramos, farmacêutica que esteve ministrando a capacitação e representante da empresa produtora das canetas de insulina, Novo Nordisk, o material possui tecnologia de ponta e pode proporcionar maior praticidade aos usuários.

“Essa caneta representa maior conforto e segurança em comparação a metodologia tradicional”, compara Dirlene.

De acordo com a referência técnica em diabetes e hipertensão, Isabela Machado, a capacitação é importante para familiarizar o profissional quanto as novas tecnologias.

“Precisamos dos nossos profissionais aptos e sem qualquer dúvida para orientar os pacientes”, afirma Isabela.

A capacitação contou também com a palestra da farmacêutica Carla Benício, da empresa Roche Diagnostics, produtora dos glicosímetros e fitas para medir a glicemia.

Os pacientes que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde deverão apresentar relatório médico. A faixa etária das pessoas que poderão receber os materiais são de 0 a 15 anos, e igual ou acima de 60 anos

“A aquisição dos materiais recebidos pela Prefeitura e Secretaria de Saúde foram baseados em dados epidemiológicos e populacionais”, informa Marcelo Soares, farmacêutico da Assistência Farmacêutica.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *