Planserv cria grupo de corrida e caminhada

Para prevenir doenças e promover qualidade de vida, o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos (Planserv) vai lançar, em Salvador, o primeiro grupo de corrida e caminhada voltado exclusivamente para seus beneficiários. Sob orientação e acompanhamento individualizado, os interessados em participar podem aderir a uma das duas turmas que serão formadas a partir do próximo dia 22. O ponto de encontro será a Praça dos Eucaliptos (Alameda das Algarobas), no bairro da Pituba.

Neste local, a primeira turma vai se encontrar às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, e a segunda, nos mesmos dias, das 18h30 às 19h30. Na avaliação física inicial, a apresentação de atestado médico com a liberação para a realização da atividade é obrigatória. Em seguida, a equipe multidisciplinar que irá conduzir o grupo fará avaliação antropométrica e de composição corporal, aferição de pressão arterial e de frequência cardíaca e teste de cooper.

Atendidas as condições para início da atividade, os participantes poderão desfrutar de todos os benefícios proporcionados por um grupo de apoio. Podem participar beneficiários de qualquer idade, pois, com a devida orientação, os exercícios são adaptados e individualizados para cada pessoa.

Segundo a coordenadora de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Maria Beatriz Fauaze, caminhar ou correr trazem muitos benefícios. “Pela saúde, pela superação, pelo prazer e pelo bem-estar que essas atividades físicas proporcionam, vale a pena participar. Por isso, estamos ‘convocando’ o maior número possível de beneficiários para se juntarem ao Grupo de Corrida e Caminhada Planserv.

Razões para participar

Comprovadamente, caminhar e correr melhoram a circulação sanguínea; reduzem a pressão arterial; ajudam o sistema respiratório; combatem a osteoporose; afastam a depressão; ajudam a emagrecer e reduzem o risco de inúmeras doenças, tais como diabetes, derrames e infartos.

Isso sem falar que quando o corpo está em movimento, todos os sentidos ficam mais apurados e o corpo se torna mais preparado para reduzir as falhas da memória e de atenção. Além disso, na intensa sensação de bem-estar proporcionada por esse tipo de exercício. “A lista de vantagens de um grupo de caminhada e corrida é praticamente inesgotável. Não faltam bons motivos para participar”, reforça Maria Beatriz.

Fonte: Ascom/Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos (Planserv)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *