Palestrantes abordaram presente e futuro em abertura da V Semana Global de Empreendedorismo

As inciativas e desafios do Parque Tecnológico de Óbidos, Portugal, e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), foram temas das palestras de abertura oficial da V Semana Global de Empreendedorismo de Feira de Santana, na noite desta segunda-feira, 18, no auditório do Sesi, no Jardim Cruzeiro.

O representante do WWI-Brasil (Worldwatch Institute no Brasil) Eduardo Atayde, um dos palestrantes, abordou o tema “Sustentabilidade e Inovação em Feira de Santana”, “Feira é um ponto no planeta e pensar em sustentabilidade só em termos de planeta”.

Para ele, as novas tecnologias, entre elas a inteligência artificial, são, e sempre serão, bem vindas. Mas a interferência humana nestas ações não devem ser perdidas. “As pessoas devem sempre estar à frente destas iniciativas”.

Destacou o potencial de Feira, como “cidade solar” – devido ao seu potencial na geração deste tipo de energia, porta de entrada do semiárido e tem alto índice de desenvolvimento humano. “Deve estar em sintonia com o mundo e mostrar seu potencial”.

O diretor do Parque Tecnológico de Óbidos, Portugal, Miguel Silvestre, falou sobre o que a cidade está fazendo para enfrentar os desafios que aparecerão nas próximas décadas, mesmo afirmando que este é um assunto que não se conhece. Mas pode-se tentar planeamento para ser aplicado.

Também afirmou que não se sabe quais serão as profissões do futuro, mas que o talento, automação estão entre elas. “Máquinas ainda não geram negócios, talento, sim”, afirmou. Na sua concepção, as pessoas serão mais inclusivas nos seus relacionamentos.

Conhecimentos ampliam horizontes no mundo dos negócios, diz Colbert Filho

O prefeito Colbert Filho considera que a V Semana Global de Empreendedorismo de Feira de Santana, que acontece até o dia 24, é oportunidade única para quem deseja progredir neste setor, bem como ampliar seus horizontes, com relação ao mundo dos negócios.

“São eventos onde se busca a integração, que promove saltos importantes”, afirmou prefeito. “O mundo cada vez mais tecnológico e geograficamente mais próximo, da mais saltos para o futuro, principalmente no setor de tecnologia”.

Sustentou que todas as formas de conhecimentos são válidas e importantes. “E o que estes empreendedores levam daqui para serem aplicadas nos seus negócios ganham outras dimensões”. Destacou que Feira de Santana vive permanentemente este clima de negócios. “A cultura é local, mas contribuímos para a globalização”.

Para o coordenador do Feira Empreende, João Baptista Ferreira, disse que o projeto vem capacitando as pessoas usando a cultura do empreendedorismo para potencializar o ambiente de negócios e melhorar o nível de empregos e da mão-de-obra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, o evento é fonte de compartilhamento de informações, que contribuem para dinamizar Feira de Santana nos setores de gestão e conhecimento. “Buscamos alternativas viáveis, com a participação da academia, para o nosso município”.

Para Izailto Reis, do Sebrae de Feira de Santana, o mundo dos negócios é daqueles que se interagem. A Semana Global de Empreendedorismo é uma oportunidade para esta interação. Secretários municipais estiveram presentes ao evento. A Prefeitura de Feira de Santana, mais 28 parceiros, estão realizando o evento.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *