Orquestra Juvenil de Feira de Santana apresenta o concerto Cartas Musicais

Orquestra Juvenil de Feira de Santana apresenta o concerto Cartas Musicais

A comunidade feirense terá a oportunidade de se emocionar com mais uma importante apresentação da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, o concerto Cartas Musicais que acontece no próximo dia 13, às 19h30, na praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. O evento é aberto ao público e faz parte das ações do Núcleo Antônio Gasparini (NAG), que integra o programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

Tchaikovsky, Schubert e Leyden fazem parte do repertório, assim como obras de Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Dominguinhos, dentre outros compositores brasileiros e de outras nacionalidades. O público participa diretamente da dinâmica desse espetáculo, que traz um clima de surpresa. Através da entrega de cartas para o maestro, as pessoas vão anunciar cada música a ser executada, o que tornará a apresentação ainda mais surpreendente.

O espetáculo contará com o Coral Formação e a participação especial de músicos do projeto NEOJIBA nos Bairros. Ao todo, aproximadamente, 100 músicos estarão reunidos no palco, incluindo a orquestra principal, o coral e os músicos convidados. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Antônio Gasparini, Caroline Abreu, a apresentação marca o resultado dos trabalhos realizados este ano pelo núcleo em Feira de Santana e região.

O Núcleo Antônio Gasparini nasceu em 2014, a partir da parceria entre o programa NEOJIBA e o Instituto Antônio Gasparini (IAG), e já acolheu centenas de crianças, adolescentes e jovens de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, desenvolvendo diversas ações ligadas à formação musical, como iniciação musical, canto coral, ensino coletivo de instrumentos, prática orquestral etc. Atualmente, além da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, o núcleo desenvolve diversos outros trabalhos sociais por meio da prática musical coletiva.

O evento tem patrocínio da OL Papéis e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Também conta com o apoio da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, da TV Subaé (afiliada à Rede Globo em Feira de Santana) e de outras instituições da cidade que abraçam o projeto, assim como de voluntários de diferentes áreas que ajudam na realização do concerto.

Orquestra Juvenil de Feira de Santana

Principal formação musical do Núcleo Antônio Gasparini, a Orquestra Juvenil de Feira de Santana foi criada em 2014 e já se apresentou em diversos espetáculos, como Músicas Brasileiras e Bem-vindos à Orquestra, atingindo um público de mais 1.500 pessoas.

Núcleo Antônio Gasparini

Com sede no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, o Núcleo Antônio Gasparini é um dos 13 núcleos do programa NEOJIBA e já acolheu centenas de pessoas de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, desenvolvendo diversas ações, como iniciação musical, canto coral, ensino coletivo de instrumentos, prática orquestral, dentre outras atividades ligadas à formação musical.

NEOJIBA

O programa NEOJIBA é um exemplo inovador de política pública que alia, de forma pioneira na Bahia, as áreas da cultura, da educação e do desenvolvimento social. Foi criado em 2007 pelo pianista, educador, regente e gestor cultural Ricardo Castro e sua gestão é realizada por uma organização social, o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia já beneficiaram cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, desde a sua criação. Hoje são 13 núcleos atuando em diferentes regiões do estado, um deles em Feira de Santana! Saiba mais em www.neojiba.org.

Instituto Antônio Gasparini

O Instituto Antônio Gasparini (IAG), que acolhe o programa NEOJIBA em Feira de Santana, é uma instituição sem fins lucrativos que busca desenvolver ações sociais para idosos, jovens, adolescentes e crianças, a partir da relação com políticas públicas ligadas principalmente ao fomento da autoestima e respaldadas nos Direitos Humanos e na Cidadania, conforme a Lei nº 8742/93 (LOAS). O Instituto atua em duas importantes frentes: o Centro de Convivência Domingos Mincarone – que se configura como um espaço de convívio entre gerações, voltado para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e em busca do desenvolvimento humano através de atividades que promovem o resgate da plena cidadania – e o Núcleo Antônio Gasparini que integra o programa NEOJIBA e promove a integra&cc edil;ão social por meio do ensino e da prática musical coletiva.

Serviço 
Concerto da Orquestra Juvenil de Feira de Santana

Dia 13 de dezembro de 2018, às 19h30

Praça do Centro de Artes e Esportes unificado (CEU), bairro da Cidade Nova, em Feira de Santana

Entrada franca

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *