Novembro Azul: Prefeitura oferece serviços de saúde em empresa de telemarketing

Operadores de telemarketing da empresa Atento participaram de uma ação alusiva ao mês de prevenção ao câncer de pênis e próstata, Novembro Azul, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Saúde.

Testes rápidos para hepatite e sífilis, vacinação contra sarampo, solicitação de exames laboratoriais de rotina e PSA (Antígeno Prostático Específico) foram oferecidos para os profissionais da instituição na semana passada.

Rogério Nunes, gestor da Tecnologia da Informação, aproveitou a oportunidade para realizar o teste rápido. Ele conta que não sabia que o procedimento inicial da campanha novembro azul eram exames laboratoriais.

“Imaginei que fosse apenas através da consulta com urologista, a partir dessa informação irei providenciar a realização dos meus exames”, explica.

Além da campanha sobre saúde do homem, durante o mês de novembro a Secretaria de Saúde está promovendo a campanha de vacinação contra o sarampo. O público alvo são adultos jovens de 20 a 29 anos de idade.

Durante a ação na empresa de telemarketing, o jovem Robert Bastos recebeu a dose da vacina e tirou suas dúvidas quanto a doença.

“Não havia procurado a unidade de saúde para se vacinar, porque não tinha tempo. Vou aproveitar para fazer também o teste rápido para hepatite”, relata o operador de telemarketing.

Novembro Azul

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que durante o Novembro Azul homens de qualquer faixa etária podem se dirigir a Unidade Básica de Saúde e Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência para solicitar a guia de exames laboratoriais de rotina.

“O PSA, exame que pode identificar alterações que indicam possível problema de saúde do homem será solicitado caso o paciente possua idade entre 45 a 75 anos de idade”, ressalta.

Os exames podem ser realizados de forma gratuita em qualquer laboratório conveniado ao SUS, sendo necessário que o paciente retorne ao local de solicitação para avaliação dos resultados por médico ou enfermeiro.

Caso seja comprovada quaisquer alterações, o homem será encaminhado para avaliação de urologista por demanda espontânea.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *