Metade dos freezers do Banco de Leite do Hospital da Mulher está vazia: situação é preocupante

Se todos os frascos que estão depositados nas gavetas dos oito freezers do Banco de Leite do Hospital da Mulher fossem estocados de maneira que todos os espaços fossem ocupados nas suas capacidades máximas, a quantidade em estoque, hoje, daria para abastecer completamente quatro unidades, apenas.

A enfermeira Patrícia Silva, que trabalha no setor, diz que nestes meses, a instituição busca sensibilizar as mulheres que estão amamentando para que doem o excesso da produção de leite. “A gente procura sensibiliza-las com relação ao problema e a necessidade destas crianças que estão internadas”.

O problema de baixo estoque está relacionado ao período do ano, diz a coordenação do espaço. O problema se repete entre dezembro e o final do carnaval, quando as doadoras saem de férias com suas famílias. É um período preocupante.

Nos freezers são estocados o leite liberado para o consumo dos bebês e aquele que aguarda os resultados dos exames de laboratório, que o indica ou não para ser levado para a UTI Neonatal, Método Mãe Canguru e enfermaria.

Dezesseis crianças que nasceram com algum problema de saúde dependem destas doações para se alimentar, ganhar peso e receber alta. Mães e profissionais do setor anseiam por doações.

O saldo no estoque do Banco de Leite do Hospital da Mulher, em dezembro, foi de apenas 11,6 litros – as doações foram 64,5 litros e a demanda, 59,9 litros. Nesta segunda-feira, 20, registrou-se déficit de 300 mililitros – o consumo foi de 400 ml e a doação chegou a 370.

No mês passado, informa a enfermeira, o número de mães doadoras chegou a 169, sendo que 104 foram mulheres que tinham filhos internados e 65 doadoras. “São as doações internas que sustentam o banco neste período”.

Parceria entre o Banco de Leite e o Corpo de Bombeiros resulta na coleta diária dos frascos com o leite congelado nas casas das doadoras – as mães são orientadas como fazer a ordenha e o armazenamento. É pasteurizado e passa por testes de laboratório, para depois ser liberado ao consumo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *