Jovens e adultos conquistam novas perspectivas de vida com o projeto Janelas para o Futuro

Jovens e adultos mudaram o rumo da sua história de vida nesta quarta-feira, 12. Os onze estudantes acabam de concluir as oficinas de informática e orientações para o mercado de trabalho, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação. As atividades são uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia (Nutec/Seduc), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Zezito Freitas.

Durante a certificação, conhecemos o percurso de Ian dos Santos Aragão, de 24 anos, que foi convidado às oficinas por sua tia, que atua no CREAS, e decidiu fazer o mesmo por seus amigos, chamando-os aos cursos; Vitor Viana, de 20 anos, único colega de Ian que aceitou o convite, já está empregado – ele trabalha com transcrição de textos.

Há também a história de Gilbert Pereira Sales, de apenas 13 anos, mas que já demonstra grande habilidade com informática. E Ana Cláudia Cerqueira Santos, mãe de família, que, ao matricular seu filho, André Santos, no curso, foi convidada a se inscrever e acabou por levar também a filha, Vitória Santos, e ainda o enteado, Fabrício Leite. Nesta quarta-feira, todos foram certificados.

“Enxerguei nos cursos uma porta aberta”

“Decidi ficar porque enxerguei nos cursos uma porta aberta. É importante principalmente para os jovens por que muitos não têm oportunidades e aqui percebem seu potencial”, diz Ana Cláudia.

Os cursos foram realizados no Centro Digital Drance Mattos Amorim, no bairro Baraúnas. Iniciados em setembro, integram o projeto Janelas para o Futuro, iniciativa de inclusão digital da Seduc. Neles, os participantes têm contato com noções e ferramentas básicas de computação – como Word, Excel e PowerPoint – aprendem a elaborar currículos e cartões de visita, além receber dicas para conseguir um emprego. E finalmente adquirem conhecimento sobre ética profissional, postura adequada em entrevistas, entre outros.

O programa buscou atender principalmente jovens em situação de vulnerabilidade social, assistidos pelos CREAS. Para os inscritos também matriculados em escolas de Educação Básica, frequência satisfatória é pré-requisito para a participação.

Reintegração social

A professora Luiza Sales (foto), chefe do Nutec, diz que a iniciativa é também uma forma de reintegração social. “Por esse aspecto, é uma forma de garantir que os estudantes continuem avançando também nos estudos regulares”, destaca.

Durante a cerimônia de certificação, a diretora do Departamento de Ensino, professora Jozelia Araujo (foto), parabenizou todos os envolvidos no programa, desde os alunos aos técnicos do Núcleo de Tecnologia e equipe do Centro Digital. “É uma iniciativa que dá perspectiva de vida aos jovens e mostra que se eles tiverem oportunidade, podem ir longe”.

Karla Linhares (foto), coordenadora do Centro Digital, além de também parabenizar os jovens, agradeceu pelo empenho dos profissionais que atuaram no programa. “Às assistentes do CREAS, por sua dedicação; e aos técnicos do Nutec, que foram professores atentos, responsáveis pela difusão do conhecimento mais valioso deste século, que é a tecnologia; sem professores, nenhuma das outras profissões existiria”, defende.

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *