Itamaraty já apoiou o retorno de 23 mil brasileiros ao País

O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília o Grupo Consular de Crise, que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados

Itamaraty já apoiou o retorno de 23 mil brasileiros ao País – Foto: MRE

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 23.000 brasileiros já foram repatriados com apoio das embaixadas e consulados, até esta quarta-feira (27), e ainda há cerca de 3.900 brasileiros com passagens aéreas canceladas e/ou desvalidos aguardando repatriação. O Itamaraty tem apoiado brasileiros que estavam no exterior e foram surpreendidos por medidas de restrição do tráfego aéreo em razão da pandemia de coronavírus. 

Confira os as últimas ações do mês de maio: 

  • Rússia: no último dia 24 de maio, a Embaixada do Brasil em Moscou repatriou 26 nacionais em voo comercial.
  • Portugal: no dia 23 de maio partiu de Lisboa avião fretado pelo Itamaraty com 308 repatriados. Este é o 7º voo de repatriação de nacionais retidos em Portugal.
  • República Dominicana: a Embaixada do Brasil na República Dominicana apoiou, em 21 de maio, a realização de voo charter de repatriação organizado por um grupo de brasileiros, obtendo a inclusão de nacionais sem recursos no voo.
  • Espanha: o Consulado em Barcelona, em parceria com entidades locais, distribui semanalmente alimentos para cerca de 50 famílias de brasileiros em dificuldades econômicas em razão da pandemia do Covid-19.

Confira a relação do mês de abril

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, explicou que, nos casos de países em que o espaço aéreo foi fechado e os voos cancelados, o Itamaraty trabalha para obter autorizações especiais e também vai contratar voos charter, em que uma companhia aérea transporta os passageiros de outra que foi impossibilitada de voar.

 Auxílio consular

O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília (DF) o Grupo Consular de Crise (G-Con), que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. O grupo tem cinco equipes organizadas por área geográfica, formadas por servidores em Brasília e nos postos. 

O MRE também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise do novo coronavírus.O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar informações sobre medidas de restrição de circulação determinadas pelo governo local, voos de volta ao Brasil, medidas de apoio aos brasileiros e contatos dos agentes consulares.

Acesse os perfis de mídias sociais dos consulados e embaixadas.

Com informações do ItamaratyCategoriaAssistência SocialTags: #Coronavirus#CoronavirusNoBrasilItamaratyRepatriaçãoBrasileiros no exterior

CONTEÚDO RELACIONADO

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *