Força Nacional inicia operação de combate à violência no Ceará

Mais de 300 agentes, incluindo representantes da Polícia Federal, estão no estado para solucionar crise de segurança

Os agentes da Força Nacional desembarcaram em Fortaleza (CE) no sábado (5) para atuar no apoio às ações de combate ao crime organizado no estado. O reforço foi solicitado pelo governo estadual, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o envio das tropas.

Além dos 300 agentes, 20 integrantes da Polícia Federal também colaboram para sanar a crise de violência no local. Nos últimos dias, ônibus e prédios públicos foram depredados por criminosos. Os agentes federais devem permanecer no Ceará por pelo menos 30 dias.

Força Nacional

A Força Nacional compõe um convênio dos estados com a União para restabelecer a ordem pública e a segurança ao prestar apoio às secretarias de segurança estaduais. As tropas ficam em Brasília (DF) e são deslocadas aos estados em que os governadores solicitam o apoio federal.

Mais do que o policiamento ostensivo, os agentes da Força Nacional também podem contribuir para ações em bloqueios de rodoviais, no combate a crimes ambientais, em ações da defesa civil para minimizar o impacto de desastres naturais, ou até mesmo em organização de eventos internacionais.

Os agentes que integram a Força Nacional são oriundos das polícias militares, civil, corpo de bombeiros e peritos que são cedidos à Força Nacional por seus órgãos de origem durante dois anos.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *