Feira de Olho no Diabetes mobiliza a população quanto a prevenção

Diversos serviços de saúde e bem-estar foram ofertados de forma gratuita pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, no Ginásio de Esportes Joselito Amorim nesta sexta-feira (14). Cerca de 400 pessoas compareceram ao evento.

A programação organizada pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), em alusão ao dia mundial do diabetes, está em sua sétima edição oferecendo serviços de rastreamento e rotina.

Rita de Cássia aproveitou a oportunidade para levar a sua mãe, que é diabética e suas duas vizinhas. Ela conta que tem histórico de diabetes na família, o que a deixa preocupada, por isso faz o possível para cuidar da saúde.

“Fiz o rastreamento nesta manhã e não foi detectado a doença em mim. Essa iniciativa é muito importante para a saúde de todos, estão de parabéns”, afirma.

A mãe de Rita, Terezinha Moreira, servidora pública, conta que tem diabetes há dez anos e faz o possível para controlar a glicemia. “Tenho uma dieta balanceada e um excelente acompanhamento com endocrinologista”, explica.

Ela aproveitou para ressaltar que a doença é hereditária e também adquirida, sendo possível evitar. “Peço a todos que se amem mais, procurem cuidar da sua saúde pois é o bem mais precioso”, enfatizou.

Na avaliação da coordenadora do CADH, Andreia Silva, sensibilizar a população acerca do diabetes que é um problema de saúde pública é um dos objetivos da iniciativa.

“É possível prevenir o diabetes com hábitos saudáveis e com atividade física regular, já para paciente diabético é possível manter o controle e proporcionar a qualidade de vida”, afirma ressaltando que é possível também diagnosticar casos de diabetes em um evento como este.

A iniciativa contou com a presença da secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas, que ressaltou a importância do trabalho realizado pela equipe do CADH no tratamento de pacientes diabéticos.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, explica que é importante que o paciente compareça às consultas regularmente, conforme a determinação médica, nas quais ele deverá receber orientações sobre a doença e seu tratamento. “E a rede pública municipal disponibiliza esse serviço em Feira de Santana gratuitamente”. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *