Famílias com residência fixa se passam por sem-teto para arrecadar donativos

Aproveitando o período natalino em que a sociedade está mais sensível às doações, várias famílias com residência fixa se passam por sem-teto e ficam acampadas no Anel de Contorno, para conseguir donativos.

As famílias foram denunciadas por populares que as reconheceram pela prática antiga, a mesma também adotada pela maioria neste período no ano passado. Se revezavam no local, durante o dia, em mais de 10 barracas de lona, e no final da tarde retornavam aos seus lares, com um caminhão recolhendo os donativos.

Para evitar a prática, o Governo Municipal promoveu um Plano de Ação Social Emergencial,  coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), departamentos e equipamentos desta secretaria, com apoio da Guarda Municipal e Conselhos Tutelares I II.

Os técnicos da Sedeso verificaram a situação em que as famílias se encontravam nas barracas, orientaram sobre a necessidade de retornarem aos seus lares e alertaram sobre a proibição de levarem crianças.

Com a abordagem social, as famílias se comprometeram a deixar os locais e retornarem aos seus lares até o fim do dia.

O secretário da Sedeso, Pablo Roberto Gonçalves,  acompanhou a ação e orienta a comunidade a não fazerem doações às pessoas que se encontrarem nestas localidades, ao longo do Anel de Contorno, trecho entre o CSU, Viaduto da avenida Maria Quitéria e rua Tupinambás, próximo ao viaduto da avenida João Durval. 

“Quem desejar fazer doações pode encaminhar para três postos de arrecadação existentes na cidade: a TV Subaé, o posto de arrecadação do 35° BI e a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social,  BA avenida Senhor dos Passos,  212”, orienta o secretário.

A ação foi coordenada pelo diretor do Departamento de Proteção Social SUAS, Cristiano Queiroz, junto com as equipes de proteção básica especial CREAS,, Equipes de Abordagem e Centro Pop.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *