Estudantes participam do planejamento do ano letivo durante a Semana Pedagógica

Os estudantes da rede estadual de ensino estão participando da Semana Pedagógica, realizada até esta sexta-feira (8), em todas as escolas estaduais. Com o tema ‘Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação’, a atividade reúne a comunidade escolar para o planejamento coletivo do ano letivo 2019. Durante a semana, os estudantes dialogam com professores, coordenadores pedagógicos e gestores, apresentam demandas e sugerem ações que possam ser inseridas no Projeto Político Pedagógico (PPP).
No Colégio do Estado da Bahia (Central), localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, representantes do grêmio estudantil participaram das atividades, nesta quinta-feira (7). “Acho fundamental a nossa participação neste encontro, porque é um momento de definir ações para o ano letivo. Então, acredito que temos o direito de participar e influenciar nas decisões que vão nortear a nossa aprendizagem em 2019. Hoje, por exemplo, trago algumas sugestões como a intensificação das aulas práticas e a utilização do anfiteatro como cinema pelos alunos, tendo filmes indicados pelos professores. Por isso é essencial estarmos ativos nesses encontros”, disse David Soares Messias, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio.
O vice-diretor do Central, Jesus Góes Orge, contou que esta escuta contribui para a gestão participativa na escola. “Fico feliz porque esse grêmio foi eleito democraticamente para representar o grupo de jovens do Central. Eles não podem ser passivos e devem estar ativos, como agentes políticos, interagindo com o professor para construirmos juntos uma educação para o século XXI. Por isso, é importante esse diálogo para que consigamos colocar escola, educadores e alunos numa mesma direção e trabalhando no momento presente uma era digital e de inovações”, afirmou.
O professor de Matemática, Gilson Dantas, explicou que a participação dos estudantes, por meio do grêmio, tem um papel fundamental na escola. “É essencial que o grêmio tenha uma participação mais efetiva voltada para o ensino e as necessidades do aprendizado dos estudantes. Então, os jovens precisam discutir com os professores e gestores os pontos fracos na aprendizagem e que não condizem com seus anseios. A minha sugestão é sempre qualificar esses alunos, porque são o termômetro para a qualidade do ensino na escola”, ressaltou.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
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