Estudante da zona rural de Caculé é premiado no 29º Prêmio Jovem Cientista

Morador da zona rural de Caculé, no sudoeste da Bahia, estudante Sandro Lúcio Rocha, 17 anos, foi premiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), nesta quarta-feira (5), em Brasília, no 29º Prêmio Jovem Cientista, que teve como temática ‘Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social’.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Norberto Fernandes, Sandro conquistou o 2º lugar na categoria ‘Estudante do Ensino Médio’, com o projeto ‘Captação e uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita a partir de garrafas pet e cimento ecológico da cinza da fibra do coco’, que foi orientado pela professora Djane Alexandre Costa.
O projeto foi desenvolvido no colégio, no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado. A iniciativa propõe a utilização da cinza da fibra do coco para a fabricação de um reservatório de água na unidade escolar, utilizando também garrafas pet em substituição aos tijolos tradicionais.
Com isso, ao mesmo tempo em que vai captar a água da chuva para a utilização na limpeza e banheiros da unidade escolar, o projeto visa contribuir para diminuir o consumo da água potável e para o reuso de materiais recicláveis, tornando o ambiente mais saudável.
 
Reconhecimento 
Pela premiação, Sandro Lúcio ganhou uma bolsa do CNPQ, válida por dois anos, além de um notebook. Outros dois computadores foram destinados à professora e para a escola. “É muito importante receber esse reconhecimento e a valorização do nosso trabalho em âmbito nacional. Estamos vendo a confirmação de um projeto que é real e que pode, de fato, ajudar a melhorar as condições do meio ambiente”, contou o estudante.
Para Djane Alexandre, a premiação mostra que não há barreiras para o ensino da ciência. “Está claro que não existe um local específico para que a ciência se desenvolva. Com oportunidade, podemos encontrar estudantes capazes de realizar grandes projetos. E nisso incluímos a escola pública, que possui muitos talentos nesta área”, relatou.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *