Espécies frutíferas e arbóreas são plantadas na Lagoa Grande em comemoração ao Dia da Água

Mudas de tamarindeiro, pitangueira, mangueira e graviola foram plantadas na Lagoa Grande, na manhã desta terça-feira, 19.  Espécies floríferas e mudas de ingá e figueira também. A iniciativa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), faz parte das ações em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), no município. As atividades tiveram início ontem (18) e seguem até a sexta-feira, 22.

“Feira de Santana nasceu e se desenvolveu exatamente por causa dos Olhos D’água”, ressaltou o secretário municipal do Meio Ambiente, Arcênio Oliveira, ao lembrar dos relatos históricos de que o município era parada obrigatória para descanso do gado, que era transportado de outros estados para Cachoeira e daí seguir viagem para Salvador. “Era em Feira que o gado descansava e se recuperava”.

Na oportunidade Arcênio Oliveira reforçou que a Semmam, em parceria com a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), está empenhada em cadastrar as nascentes existentes no município, bem como os recursos hídricos existentes – rios, lagoas, riachos e córregos. O objetivo é produzir uma literatura da água para servir de fonte de pesquisas para estudantes.

Também presente à comemoração, o diretor do Departamento de Educação Socioambiental, Hiram Freire, observou que o Dia da Água é uma data que merece destaque. “Falar da água é reforçar o nosso compromisso diário, enquanto cidadão, em preservar os recursos hídricos”, afirmou.

A iniciativa contou com a parceria entre a Semmam, Coelba, Belgo, Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) e a Embasa.  “A ideia do plantio de algumas espécies é aumentar o cercado da nascente e ampliar a arborização”, pontuou o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, ao acrescentar que será construída a fonte de alvenaria em torno do olho da nascente. Estudantes do Colégio Ideal também estiveram presentes.

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *