Enfermeiras da rede primária são atualizadas quanto a realização de punção venosa e cateterismo vesical

Enfermeiras das unidades básicas de saúde e estratégias de saúde da família foram atualizadas quanto a realização de punção venosa e cateterismo vesical nesta terça-feira, 10. A ação promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de melhor preparar as profissionais para as demandas que podem surgir nas unidades.

A capacitação tem o suporte ofertado pela Universidade de Salvador (Unifacs), promovendo aulas práticas, e faz parte da programação de capacitações e atualizações da Seção de Capacitação Permanente, chamada Educapacita.

Durante a atividade, a docente da universidade que esteve ministrando sobre cateterismo vesical, Gléssia Guimarães, abordou sobre o autocateterismo vesical que tem crescido bastante na área da saúde. “Em algumas situações é possível ensinar o paciente a realizar o próprio cateterismo, que pode também reduzir a demanda desses procedimentos nas unidades de saúde”, explica Gléssia.

Já Viviane Ferraz, também docente da universidade, ministrou sobre punção venosa. “Observem o resultado final, principalmente se está machucando. O que não queremos para nós, não devemos fazer com os nossos pacientes”, pontuou.

Nas próximas terças-feiras, até o dia 1º de outubro, a capacitação segue para outras enfermeiras das demais unidades de saúde e está sendo realizada de forma simultânea, atendendo os protocolos atuais.

O que é punção venosa

Punção venosa consiste na introdução de uma agulha numa veia para injectar medicamentos ou para extrair sangue. Podem ser utilizadas agulhas rígidas ou flexíveis quando a veia deve permanecer alguns dias acessível para introdução de fármacos.

O que é cateterismo vesical

Sonda vesical ou cateter urinário é um tubo de látex, poliuretano ou silicone inserido na uretra até a bexiga para coletar urina para exames ou para injetar substâncias no tratamento de uma cistite.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *