Em palestra, Charline Portugal destaca importância do servidor público

A proclamação da República no Brasil fortaleceu o serviço público. A declaração é da enfermeira Charline Portugal, durante palestra em comemoração ao Dia do Servidor Público, realizada na noite desta segunda-feira, 29, em sessão solene na Câmara Municipal. A data é comemorada no dia 28, foi instituída em 1943.

A diretora do Complexo Materno Infantil do Hospital da Mulher discorreu sobre o serviço e o servidor público ao longo da história. “O serviço público teve origem na França, no século XIX”. No Brasil, foi implantado com a chegada da família real, no Rio de Janeiro. “Cerca de 12% dos trabalhadores brasileiros são servidores públicos”.

Para ela, que é servidora há mais de três décadas, o profissional do serviço público é, antes de tudo, um humano. Para o bem comum, afirmou Charline Portugal, o servidor deve ter como obrigações ética, respeito, cordialidade e eficiência. “Somos nós que fazemos as repartições funcionar”.

O vereador Lulinha da Conceição e autor do requerimento fez a saudação na 55ª sessão solene. Elogiou os servidores, que os classificou como homens e mulheres que fazem do serviço uma lição de vida e que têm a nobre tarefa de atender à sociedade. “Esta é uma homenagem das mais justas”.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, José Carneiro, os vereadores Roberto Tourinho, Ron do Povo, a secretária Denise Mascarenhas, que representou o prefeito Colbert Filho e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Hamilton Ramos.

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *