Dicas para conseguir emprego mais rápido no EJA em Foco 2018

Dicas para conseguir um emprego de maneira mais rápida, o uso educacional da internet e ainda o sistema digital de TV foram alguns dos temas atuais que marcaram a segunda edição do EJA em Foco, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação.

O evento atraiu centenas de alunos da Educação de Jovens e Adultos, dos 15 aos 75 anos, de 21 escolas justamente no dia dedicado aos estudantes. Durante o evento, eles participaram de várias oficinas, se divertiram e também aprenderam sobre assuntos mais sérios.

A oficina voltada ao mercado de trabalho foi oferecida pelo Núcleo de Tecnologia (Nutec) da Seduc. Os estudantes receberam orientações sobre comportamento e postura em entrevistas de emprego, por exemplo, e como estudar através de ferramentas online como o Youtube.

Importante que esteja bem vestida

“Numa entrevista de emprego, é importante que a pessoa esteja bem vestida. Deve-se evitar sandálias, roupas chamativas, uso de gírias, mas, em contrapartida, sempre procurar manter contato visual, uma boa postura, não mentir, entre outros”, recomenda Ludmilla Pachu, técnica formadora do Nutec.

Os alunos também foram orientados sobre fatores como a elaboração de currículo, preenchimento correto do corpo de um e-mail, canais de introdução ao mercado de trabalho – como o site Acorda Cidade, Central de Apoio ao Trabalho (CAT Feira de Santana), cursos online, dentre outros aspectos.

Onde procurar emprego e o currículo

“Muitos desses jovens querem se inserir no mercado de trabalho, mas não sabem onde procurar emprego ou como elaborar o currículo, por exemplo, então achamos importante esclarecer algumas dessas dúvidas”, diz Ludmilla.

“Neste segundo evento, tivemos mais atividades e parceiros. As oficinas foram visitadas por todos os públicos, então tivemos uma experiência mais enriquecedora e, por isso, ficamos muito satisfeitos”, avalia a professora Marly.

Oficina sobre sistema analógico

Além da oficina sobre o sistema analógico e digital das emissoras de TV, oferecida por uma equipe da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia/Globo em Feira de Santana, também foram ofertadas oficinas de gastronomia, de maquiagem, turbante, cortes de cabelo masculino e feminino, orientação nutricional, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Oportunidade para os estudantes

Para a professora Marly Damasceno (foto), coordenadora pedagógica do setor e organizadora do evento, o EJA em Foco cumpriu seu objetivo: buscamos dar oportunidades aos estudantes; proporcionar a eles um espaço inovador, criando alternativas de divulgação das produções das salas de aula. Desta forma, a EJA ganha visibilidade e eles podem aprender mais”, declara.

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *