Centro de Zoonoses inicia vacinação antirrábica nos bairros

Para proteger cães e gatos contra a raiva, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle em Zoonoses (CCZ) iniciou nesta segunda-feira, 11, cronograma de vacinação nos bairros. A imunização anual evita o contágio e transmissão da doença de animais para humanos.

O bairro Novo Horizonte é o primeiro a receber as ações da equipe durante os dias 11, 12 e 13/03. Na quinta-feira, 14, o cronograma continua no bairro Alto do Papagaio e no dia 15 prossegue no Feira VI.

A coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, orienta para a vacinação de animais a partir dos três meses de vida que nunca receberam a dose do imunizante.  “A vacinação antirrábica é a única forma de prevenção da doença. Nosso objetivo é alcançar, principalmente, aqueles animais que nasceram e ainda não foram vacinados”, ressalta.

A Raiva é transmitida ao homem por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado. Em aproximadamente 100% dos casos, a doença leva o animal a óbito, por esta razão Mirza alerta “a vacina é fundamental”.

Para facilitar o acesso a imunização, as equipes irão trabalhar com postos fixos e em algumas localidades com postos volantes (casa a casa).

Confira locais e datas da vacinação antirrábica:

Novo Horizonte – 11/03 Unidade de Saúde e Coliseu; 12/03 Salgada; 13/03 Rua Tanque do Moura e Rua Pitombeira.

Alto do Papagaio – 14/03 Unidade de Saúde e Praça Esportiva Oscar Marques

Feira VI – 15/03 Unidade de Saúde, Rua Francisco Dias (posto volante) e Clube da Adelba.

Parque Ipê – 18/03 Unidade de Saúde I, II e III, Unidade de Saúde IV e V, Bar Encontro (Parque Sabiá), Bar da Baixada (Parque Renascer).

Campo Limpo – 20/03 Unidade de Saúde I, V, VI e Unidade de Saúde II; 21/03 Unidade de Saúde III e Unidade de Saúde IV.

Jardim Cruzeiro – 22/03 Unidade de Saúde e Praça da Igreja Senhor do Bonfim (Alto do Cruzeiro).

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *