Cartão de Confirmação do Enem poderá ser acessado a partir do dia 16

Na data, será feita confirmação do local de realização da prova
partir do próximo dia 16, os estudantes já podem confirmar os locais onde farão as provas com a liberação do Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do Participante, ou no aplicativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o Cartão de Confirmação da Inscrição, os participantes também podem conferir o número de sua inscrição, as datas e horários do exame, a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição e o tipo de atendimento específico com recurso de acessibilidade, caso tenha sido solicitado.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso nos dois dias de aplicação do exame e alerta para que não deixem para acessar o documento somente na véspera da prova.

O Inep também recomenda que os estudantes cheguem ao local do Exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas, a única caneta permitida é a esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente.

Info enem- deligar o celular

Guia de redação
Publicada anualmente, a Cartilha de Redação do Enem está disponível no portal do Inep em formato de arquivo PDF e em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos e deficientes auditivos. Com o objetivo de tornar a metodologia de avaliação da redação a mais transparente possível, a cartilha traz dicas de como estruturar o texto da redação, explicações sobre a correção e critérios usados na distribuição dos pontos.

Além disso, traz as redações que obtiveram pontuação máxima nas edições anteriores, com comentários. A ideia é apresentar exemplos que contemplaram todos os critérios máximos de avaliação pelos diferentes corretores.

Regras
A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.

Nessa redação, o participante deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Fonte: Inep

Categoria
Educação e Pesquisa
Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *