Café especial da Chapada Diamantina ganha público em São Paulo

O café cultivado por agricultores familiares da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), na Chapada Diamantina, está em exposição na Naturaltech 2019, em São Paulo. A Coopiatã é uma das 17 cooperativas da agricultura familiar da Bahia que participam da feira com o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva.
Piatã é o principal município produtor de cafés de alta qualidade do Norte e Nordeste, tendo lavouras com altitudes de 1.260 até 1.400 metros. O café da Coopiatã figura entre os dez melhores colocados no Concurso Cup of Excellence da BSCA – Brazilian Speciality Coffee Association, principal concurso de qualidade de café no mundo.
De acordo com o representante da Coopiatã, Rodolfo Moreno, as altitudes da Chapada Diamantina, aliadas ao jeito de produzir café dos cooperados, permitem obter excelentes resultados na produção de cafés especiais. “A Coopiatã tem, na sua essência, a colaboração para o crescimento e fomento do cooperativismo como forma de agregar e desenvolver uma cafeicultura mais sustentável e responsável, baseada no comércio justo e em práticas que respeitem o meio ambiente e o trabalhador rural”, afirmou.
O administrador paulista Carlos Makimoto visitou a feira para buscar cafés diferenciados e encontrou o café da Coopiatã. “Descobri que a Bahia tem alta altitude e também a baixa temperatura, o que propicia uma qualidade diferenciada. Esse é um café que tem a acidez que procuro em um café encorpado. É bem diferenciado do que eu estou habituado a tomar. Muito bom”, disse.
A Naturaltech, que é a maior feira de alimentação saudável, suplementos, produtos naturais e saúde e principal ponto de encontro do universo sustentável no país, segue até sábado (8), no Pavilhão Anhembi. O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
Fonte: Ascom/SDR

Áudio:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *