Atleta baiano de natação é destaque em competição realizada em Recife (PE) e sonha com Tóquio 2021

Para o baiano Gulierme Caribé, o período sem competições – por causa do isolamento social causado pela Covid 19 -, parece não ter sido problema. O velocista de 17 anos foi campeão na prova de 100m livre com a excelente marca de 49s93. O 2º Torneio FAP de Natação aconteceu no Parque Aquático Santos Dumont, em Recife (PE), no último sábado (19). 
Campeão brasileiro e recordistas dos Jogos Escolares da Juventude em 2019, nas provas de 50m, 100m livre e 50m borboleta, Guilherme Caribé voltou às disputas oficiais como se nem tivesse ficado longos meses sem competir.  
Considerado como um dos grandes nomes no cenário nacional da categoria júnior, Caribé projeta o futuro para 2024, quando serão realizados os Jogos Olímpicos de Paris. No entanto, com tempo abaixo dos 50s, o sonho Olímpico pode ser antecipado. “No primeiro momento eu nem acreditei que havia conseguido baixar o tempo para 49s93. Tinha essa meta, mas não esperava que acontecesse tão rápido”, disse. Para um atleta que ainda disputa a categoria junior o resultado chamou atenção da e da Confederação Brasileira.  
Acompanhado de perto pela Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (FBDA), a ideia é chegar na seletiva Olímpica com um tempo melhor. “Caribé ainda é muito jovem e tem um potencial incrível para os Jogos de Paris, em 2024. Com o adiamento da Olimpíada de Tóquio, por causa da pandemia, é possível que ele baixe o tempo e conquiste o índice no revezamento 4×100 livre para 2021”, projeta Diego Albuquerque, presidente da FBDA.  
Caribé vive uma expectativa grande, mas sabe que deve seguir com os treinos, agora mais intensos.  A Piscina Olímpica da Bonocô tem sido um dos locais de treinos onde são seguidas todas as medidas conforme protocolo de segurança sanitária. “Durante esses seis meses de isolamento social eu procurei melhorar a parte física e movimentos de nado. Com o retorno dos treinos na água, vou em busca da minha melhor performance”, revelou Guilherme Caribé.  
Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *