APRESENTAÇÃO CIA DE TEATRO CARLOS MOREIRA

A cultura é a peça chave no processo de formação do indivíduo e age integralmente como fonte de definição dos conteúdos dos novos meios sociais da informação e da comunicação.

 

Através da cultura é possível promover o desenvolvimento humano, trabalhar a auto-estima, a cidadania, a criatividade, entre outras coisas. Com a cultura, as pessoas têm a oportunidade de fomentar um conjunto de inclusões que dificilmente você trabalha em outras áreas; sendo que o teatro é um dos fatores mais importantes dentro da cultura brasileira.

 

Neste sentido, em 1992, foi criada a Cia. de Teatro Carlos Moreira, empresa de diversão e produção artística, que teve sua origem com o propósito de pesquisar novas linguagens e experimentar novas formas de se fazer teatro.

 

Durante esses 25 anos a Cia. se dedica a difundir a cultura em diversos grupos, seja ele social, familiar ou profissional, utilizando a cultura e a arte como ferramenta da comunicação e participando decisivamente do desenvolvimento cultural da sociedade em geral.

 

Desenvolve, assim vários projetos no sentido de contribuir para a democratização da cultura, por meio de uma equipe formada por diferentes profissionais: atores, diretores, produtores, coreógrafos, cantores, dramaturgos, figurinistas, cenógrafos, entre outros, que são solicitados na medida da necessidade de cada projeto.

 

 

Projeto “A Escola vai ao Teatro”

 

A “Escola Vai ao Teatro” é um projeto de formação de plateia, pois, diminui as distâncias entre os espetáculos teatrais e os estudantes das redes públicas e particulares de ensino. O projeto oferece espetáculo infantil, de forma integrada ao currículo escolar, tornando a ida ao teatro uma vivência cultural.

 

Por meio deste projeto é promovida a arte da dramaturgia, no ambiente escolar, estimulando o hábito de ir ao teatro entre crianças, adolescentes e adultos. O projeto é esperado por professores e coordenadores da capital e região, que trazem os seus estudantes, desde muito cedo, e em muitos casos é a primeira vivência da criança com o teatro.

 

As temporadas ocorrem em um período semanal e uma vez por semestre, nos mais diversos teatros em várias Capitais e Cidades, tais como Goiânia, Campo Grande, Uberlândia, Uberaba, Brasília, Aracaju, Salvador, Feira de Santana, Camaçari, entre outras, bem como nos mais diversos interiores do Estado de Goiás. Ao longo desses 25 anos a Cia. tem despertado o gosto das crianças e dos jovens não só pelo teatro, mas também pela leitura educativa, contribuindo de forma decisiva na formação de cidadãos críticos.

 

Navegamos sempre em diversos temas trazendo opções diferenciadas para o público. Sem cair na mesmice, temos trazido variações como: O Príncipe do Egito, que conta a história do Egito antigo e Moisés; Corcunda de NotreDame; temas bíblicos como: “José o Rei dos Sonhos”, histórias da China antiga como: Mulan; fábulas como: O Rei Leão; e temas atuais com Valente, A Era do Gelo, A Origem dos Guardiões, Mágico de Oz, Enrolados, Os Croods: no mundo das descobertas, Frozen, As Aventuras do Menino Maluquinho: no Mundo da Leitura, Divertida Mente, entre outros. Em todos os espetáculos que produzimos temos cenários diferenciados, belos figurinos, coreografias e mais de 10 atores no palco.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *