Alunas do Arte de Viver recebem medalhas de participação em um dos maiores eventos de dança do mundo

Alunas do Arte de Viver recebem medalhas de participação em um dos maiores eventos de dança do mundo

6/8/2019, 9:11h | Foto: Renata Moraes

Feira de Santana esteve representada em um dos maiores eventos de dança infantil do Brasil e do mundo, o Ballace Kids. Sete crianças que integram a oficina de balé infantil do Programa Arte Viver participaram do evento que aconteceu neste domingo, 04, em Salvador.

Foram três apresentações divididas em quarteto (Maria Eduarda, Brisa Silva, Isis Gusmão e Ester Andrade), duo (Ketylly Vitória e Adryelle Souza) e solo (Rebeca Pereira). As alunas do Arte de Viver participaram da mostra comentada, vertente não competitiva do evento. O Ballace Kids é um evento anual que já está em sua 7ª edição. Conta com um time nacional e internacional de jurados.

Além das competições anuais, o Ballace também tem a mostra comentada, que é a categoria que não tem disputa, mas avalia-se os professores e alunos, que podem ser orientados a melhorar em alguns aspectos.

Premiação honrosa é um estímulo às crianças

As meninas feirenses receberam medalhas de participação do evento. Segundo a ex-bailarina e atualmente professora e organizadora do Ballace, Anna Cristina Gonçalves, a premiação honrosa é um importante estímulo às crianças.

“Todas as crianças saem com certificado e medalha de participação de uma missão honrosa. Para a criança é muito importante ter alguma coisa pendurada no pescoço, independente de estar escrito ou não primeiro, segundo ou terceiro lugar. A intenção é motivá-las para que elas queiram continuar trabalhando, se desenvolver mais, queiram voltar para esse e para outros festivais, de forma que elas possam crescer”, explica.

Júri formado por profissionais consagrados 

O corpo de jurados do Ballace Kids foi composto por profissionais consagrados no Brasil e no mundo, como o global Caio Nunes, que traz no curriculo trabalhos com crianças no Programa da Angélica; coreografias para o Criança Esperança; é responsável pela abertura do fantástico; coreografia da novela Verão 90; dentre outros.

Outro nome de expressão que compôs o júri foi Flávia Burlini, integrante do Conselho Brasileiro de Dança e produtora de festivais de dança, é professora e promove cursos de formação para professores e para alunos pelo Brasil.

Também integrou o corpo de jurados Eleusa Lourenzoni, responsável pela revista Dança Brasil, única publicação nacional do gênero com quase 30 mil exemplares. É também produtora do festival Dança Brasil, importante evento do gênero que acontece no sul do país.

O júri contou ainda com a francesa Edith Meric, professora de dança e pedagoga.

Democratização do balé

Para a professora de ballet clássico do quarteto, Maristela Lima Montes, o Programa Arte Viver contribui de forma importante para garantir o acesso de pessoas de todas as camadas sociais a esta vertente de dança, estereotipada durante muito tempo como algo voltado a elite.

“Existia um contexto histórico de que quem dançava balé era a burguesia. Então criou-se aquele mito de que balé era só para os ricos. De fato ingressar numa escola de balé era algo caro, até surgirem escolas com preço popular e iniciativas gratuitas”.

Dedicação e qualidade 

Para o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, o nível da apresentação das bailarinas feirenses evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam no Programa Arte de Viver.

“As crianças estão de parabéns pela dedicação e pela apresentação que fizeram. O Arte de Viver tem professores altamente capacitados, que somam sempre com os projetos e vem desempenhando belíssimos trabalhos. Somos gratos por pessoas tão dedicadas e que merecem essa visibilidade na cultura feirense”, afirma.

A Fundação também incentiva artistas feirenses em intercâmbios, participações em eventos fora do país e crescimento no cenário cultural, a exemplo do bailarino Juan Pereira Duarte, que passou sete meses estudando no Canadá, foi aluno no Bolshoi, em Santa Catarina, e fez viagens com apoio da Fundação.

O Programa Arte de Viver é uma iniciativa da Prefeitura, através da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, que proporciona diversas oficias artísticas e culturais, gratuitamente, à pessoas de variadas faixas etárias.

ASCOM FUNTITEC
Tel.: 75 2101-8602
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *