47 técnicos de Esporte de Orientação foram certificados no final de semana

O estado da Bahia passa a contar com mais 47 técnicos de Orientação – modalidade esportiva praticada em meio a natureza. O curso de formação foi realizado no último final de semana, entre os dias 11 e 13, pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO) e organizado pela Federação Baiana de Orientação, com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Unamacs (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável).

As aulas teóricas e práticas foram ministradas no anfiteatro da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Já as aulas de campo foram realizadas nas margens do Rio Jacuípe. Os 47 alunos/atletas participantes receberam o título de Técnicos de Orientação. Luciano Oliveira, da CBO, foi o ministrante do curso.

Segundo a gestora da Unamacs, Erika Teles, “após essa formação, os atletas, agora técnicos, poderão fortalecer o esporte em seus clubes e disseminar a prática esportiva. Formar técnicos para trabalhar com essa temática nas nossas escolas do município e de toda Bahia foi de suma importância para todos”.

Durante a formação foram abordados os seguintes temas: o esporte de orientação; mapas; bússola; curva de nível; o esporte e a natureza; aulas de campo; prática esportiva na natureza; e a importância de se preservar a natureza. Essa já é a terceira turma de técnicos formados na Bahia.

Curso para professores em fevereiro

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, um novo curso, voltado para professores, será realizado em Feira de Santana. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro. A inscrição pode ser realizada clicando aqui, de forma gratuita. O tema será a proposta pedagógica para o ensino e aprendizado nas escolas. Esse curso será ministrado na UEFS e no Parque da Cidade Frei Monteiro.

O esporte

A Orientação é um esporte praticado em meio à natureza, utilizando um mapa e uma bússola. Seus participantes precisam encontrar pontos de controles, denominados de prismas em locais predeterminados e em menor tempo.

O Esporte de Orientação está ganhando espaço nas unidades escolares. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, homologada no final de 2017, prevê como Unidade Temática no Ensino Fundamental II, as Práticas Corporais de Aventura na Natureza. Sendo assim, a UNAMACS já vem desenvolvendo desde 2017 atividades do Esporte de Orientação, com alunos e professores no Parque da Cidade Frei Monteiro.

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *